Baratas

 

Principais espécies encontradas no meio urbano são a Blatella germânica e a Periplaneta americana. Por habitarem locais sujos, como bueiros, contaminam alimentos consumidos pelo homem causando doenças como a diarréia. Também podem causar danos consideráveis em roupas e livros, além de impregnar os locais com cheiro desagradável e característico.

 

As baratas colocam seus ovos em uma cápsula chamada ooteca, onde cada ovo fica separado por uma membrana. O formato da ooteca varia e o número de ovos fica entre 16 e 26. No caso da Periplaneta americana, são cerca de 50 ootecas durante a vida, que dura entre 13 e 25 meses, com uma média de 800 descendentes. A ooteca fica presa durante curto tempo à fêmea e depois é fixada em um local apropriado. O ciclo evolutivo pode variar de 53 dias até 2 anos, dependendo da espécie, condições ambientais e disponibilidade de alimento.

  • Barata americana ou de esgoto / Periplaneta americana: Pode ser encontrada dentro de residências, em cozinhas e banheiros, e rede de esgoto. Medem entre 28 e 44 mm de comprimento; período de incubação dos ovos dura entre 25 e 40 dias; período de desenvolvimento das ninfas leva entre 130 e 150 dias com 9 a 13 mudas (machos e fêmeas); longevidade dos adultos entre 250 e 350 dias, sendo menor para os machos; as fêmeas produzem aproximadamente 30 ootecas, com 14 a 16 ovos cada uma.

  • Barata alemã / Blatella germânica: É a espécie de mais difícil controle por seu alto potencial reprodutivo, longo tempo de convivência com o homem e proximidade à fonte de alimentação, o que resultou numa tolerância a diversos inseticidas. Praga domiciliar, comum em cozinhas e restaurantes. Medem entre 10 e 15 mm de comprimento e preferem temperatura em torno de 30º C. A fêmea gera de 4 a 8 ootecas que carrega durante quase todo o período de incubação dos ovos, as ninfas levam em média 36 dias para completarem seu desenvolvimento e passarem de ovo à adulta; sua ooteca é a que mais abriga ovos (de 30 a 40) e apresentam tempo médio de vida de 300 dias.

 

Fonte: http://www.dddrin.com.br/pragas-baratas.php#inicio